Avançar para o conteúdo principal

A minha opinião sobre..."The Queen´s Gambit"

Título Original: The Queen´s Gambit
Criadores: Scott Frank, Allan Scott
Plataforma: Netflix
Elenco: Anya Taylor-Joy, Harry Melling, Jacob Fortune-Lloyd, Bill Camp, Thomas Brodie-Sangster
Género: Drama
Data de Estreia: 23 de outubro de 2020
Número de Episódios: 7 episódios, 1 temporada 

Uma série que me apaixonou, me fez voltar ao xadrez e ganhar um novo ídolo, Beth Harmon.  

5 pontos sobre  "The Queen´s Gambit": 
1. LinkedIn Comecei a ver esta série devido a um post de LinkedIn, onde dizia que a procura pela palavra "xadrez"  no motor de pesquisa Google tinha aumentado imenso. Despertou o meu interesse e fui rapidamente ver a série. Sabiam que as vendas de tabuleiros de xadrez aumentaram 125%? Incrível perceber o impacto que as séries têm na nossa vida. 
2. Chess.com Impossível falar sobre "Queen´s Gambit" e não falar desta modalidade, o xadrez. Estou completamente viciada admito. Já sei as regras desde que saiu o Windows Vista, onde o computador trazia instalado o famoso jogo Chess Titans. Entretanto também joguei por volta do meu 7º/8º ano em algumas aulas (e até que não me safava nada mal para uma amadora) e após isso, confesso que nunca mais tornei a pegar no jogo. Esta série veio alterar tudo e agora, quase diariamente que recorro ao site mais conhecido para jogar xadrez: Chess.com. A plataforma é incrível, e tanto dá para jogar com outras pessoas online, como também com alguns bots que são disponibilizados, e que inclui a Beth Harmon. Para quem está a aprender também são disponibilizadas lições de xadrez. 
3. Personagens Desde o inicio que pensei sempre a Beth iria ser impedida de jogar xadrez, tanto no orfanato, como em casa dos pais adotivos. A verdade, é que principalmente Alma me veio a surpreender. Quando Alma se apercebe que o xadrez traz dinheiro para a família, pensei que se iria aproveitar do talento de Beth para arrecadar todo o dinheiro para si. No entanto foi uma mãe que sempre apoiou e ajudou Beth a ver a vida de uma forma mais simples. Quanto à Jolene, foi uma amiga com que Beth pôde contar durante a sua passagem no orfanato. Gostei da parte em que ela voltou mais tarde, onde ficamos a saber que ambas conseguiram alcançar uma vida confortável.
Quanto a personagens masculinas, destaco Mr. Shaibel, Benny Watts, Townes, Harry Beltic e Borgov. Estes foram os homens que mais influência tiveram na vida de Beth e que de uma forma ou de outra, a fizeram crescer enquanto pessoa. Repararam que o papel de Harry Beltic é desempenhado pelo mesmo ator que fez de Dudley Dursley do Harry Potter? Parece que alguém andou a ter aulas de xadrez com o Ron. 
4. Estilo Não é que além de  ser uma excelente jogadora de xadrez, Beth Harmon é um ícone do que diz respeito a estilo. Ela destaca-se quer pelo seu modo de estar, como pela sua roupa. Apesar da sua dependência do álcool e dos medicamentos, ela tem uma postura inigualável. A personagem transmite bastante confiança e assertividade deixando até os seus adversários intimidados. Olho para ela e vejo uma mistura de poder e inteligência, ao ponto de para mim ser uma verdadeira inspiração. Os outfits da personagem são elegantes e sóbrios, combinando as cores com as peças de xadrez.  
5. Personagem Favorita Nesta série, a minha personagem favorita é sem dúvida alguma Beth Harmon. Tal como disse no ponto anterior, muito do que a Beth é inspira-me. Reconheço que o xadrez é algo que nasceu com ela, mas sendo eu uma pessoa muito pouco talentosa, leva-me a procurar o que poderá ser o meu "xadrez".  
"The Queen´s Gambit" foi uma série que gostei muito, estando no topo das minhas favoritas. Desde o xadrez, à moda dos anos 50/60, à fotografia, aos atores, à banda sonora... e poderia continuar a minha lista. Todos os detalhes da série são pensados e a história capta bastante a nossa atenção. Sem dúvida que vale a pena ver!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A minha opinião sobre... "The One"

Título Original:  The One Criador:  Howard Overman  Plataforma:  Netflix Elenco:   Hannah Ware , Dimitri Leonidas , Amir El-Masry , Stephen Campbell More , Albano Jerónimo Género: Drama Data de Estreia: 12 de março de 2021   Número de Episódios:  1 temporada, 8 episódios  Nesta série cada pessoa consegue encontrar o par ideal através de um teste genético. A história gira em volta da empresa concentrando-se também no impacto que o teste tem na vida de alguns casais.  5 pontos sobre "The One"  1. Elenco  Um orgulho perceber que se reconhece talentos do nosso país mundialmente. Na série "The One" podemos ver Albano Jerónimo e Miguel Amorim.  2. Informação Sendo eu uma pessoa ligada às Tecnologias de Informação, o principal motivo que me levou a ver esta série, mesmo antes de descobrir o tema principal, foi saber que os dados das pessoas não estavam a ser respeitados. Violação dos direitos de privacidade é um assunto que está na ordem do dia, onde cada vez nos apercebe

Óscares 2021 - Nomeados

 Hoje foram anunciados os nomeados aos Óscares 2021.  " Mank ", com 10 nomeações, é o filme com mais nomeações para a 93ª edição do evento que se realiza a 25 de abril de 2021.  Melhor Filme "O Pai"  "Judas and the Black Messiah"  " Mank "  "Uma Miúda Com Potencial"  "Nomadland - Sobreviver na América"  "Sound of Metal"  "Os 7 de Chicago"  Melhor Atriz Viola Davis, " Ma Rainey: A Mãe do Blues "  Andra Day, "Os Estados Unidos vs Billie Holiday"  Vanessa Kirby, "Pieces of a Woman"  Frances McDormand, "Nomadland - Sobreviver na América"  Carey Mulligan, " Uma Miúda com Potencial" Melhor Ator  Chadwick Boseman, " Ma Rainey: A Mãe dos Blues "  Gary Oldman, " Mank " Steven Yeun, "Minari"  Antony Hopkins, "O Pai" Riz Ahmed, "Sound of Metal"  Melhor Atriz Secundária  Maria Bakalova, "Borat Subsequent Film"

A minha opinião sobre... "Normal People"

Título Original: Normal People Criador:  Sally Rooney, Alice Birch, Mark O´Rowe Plataforma: HBO, Hulu Elenco:   Daisy Edgar-Jones ,  Paul Mescal , Sarah Greene , India Mullen , Sebastian de Souza Género: Drama, Romance Data de Estreia: 12 de Agosto de 2020 Número de Episódios:  12 episódios, 1 temporada Normal People, uma série com pessoas reais, comovente, melancólica e sofisticada. Um casal com os seus altos e baixos é várias vezes posto à prova devido às suas personalidades e comportamentos. Com as adversidades do quotidiano, com as suas próprias decisões, Marianne e Connell têm um longo caminho a percorrer.  5 Pontos sobre "Normal People":   1. Hype: Vou ser sincera, apenas comecei a ver a série porque em todo o lado havia pessoas a falar dela. Desde podcasts, Twitter, Facebook... Tanto falavam da série, como também do livro com o mesmo nome de Sally Rooney, mas como não sou uma pessoa muita dada a leituras dei uma oportunidade à série. Não vou negar que estava à espera d