Avançar para o conteúdo principal

A minha opinião sobre..."The Queen´s Gambit"

Título Original: The Queen´s Gambit
Criadores: Scott Frank, Allan Scott
Plataforma: Netflix
Elenco: Anya Taylor-Joy, Harry Melling, Jacob Fortune-Lloyd, Bill Camp, Thomas Brodie-Sangster
Género: Drama
Data de Estreia: 23 de outubro de 2020
Número de Episódios: 7 episódios, 1 temporada 

Uma série que me apaixonou, me fez voltar ao xadrez e ganhar um novo ídolo, Beth Harmon.  

5 pontos sobre  "The Queen´s Gambit": 
1. LinkedIn Comecei a ver esta série devido a um post de LinkedIn, onde dizia que a procura pela palavra "xadrez"  no motor de pesquisa Google tinha aumentado imenso. Despertou o meu interesse e fui rapidamente ver a série. Sabiam que as vendas de tabuleiros de xadrez aumentaram 125%? Incrível perceber o impacto que as séries têm na nossa vida. 
2. Chess.com Impossível falar sobre "Queen´s Gambit" e não falar desta modalidade, o xadrez. Estou completamente viciada admito. Já sei as regras desde que saiu o Windows Vista, onde o computador trazia instalado o famoso jogo Chess Titans. Entretanto também joguei por volta do meu 7º/8º ano em algumas aulas (e até que não me safava nada mal para uma amadora) e após isso, confesso que nunca mais tornei a pegar no jogo. Esta série veio alterar tudo e agora, quase diariamente que recorro ao site mais conhecido para jogar xadrez: Chess.com. A plataforma é incrível, e tanto dá para jogar com outras pessoas online, como também com alguns bots que são disponibilizados, e que inclui a Beth Harmon. Para quem está a aprender também são disponibilizadas lições de xadrez. 
3. Personagens Desde o inicio que pensei sempre a Beth iria ser impedida de jogar xadrez, tanto no orfanato, como em casa dos pais adotivos. A verdade, é que principalmente Alma me veio a surpreender. Quando Alma se apercebe que o xadrez traz dinheiro para a família, pensei que se iria aproveitar do talento de Beth para arrecadar todo o dinheiro para si. No entanto foi uma mãe que sempre apoiou e ajudou Beth a ver a vida de uma forma mais simples. Quanto à Jolene, foi uma amiga com que Beth pôde contar durante a sua passagem no orfanato. Gostei da parte em que ela voltou mais tarde, onde ficamos a saber que ambas conseguiram alcançar uma vida confortável.
Quanto a personagens masculinas, destaco Mr. Shaibel, Benny Watts, Townes, Harry Beltic e Borgov. Estes foram os homens que mais influência tiveram na vida de Beth e que de uma forma ou de outra, a fizeram crescer enquanto pessoa. Repararam que o papel de Harry Beltic é desempenhado pelo mesmo ator que fez de Dudley Dursley do Harry Potter? Parece que alguém andou a ter aulas de xadrez com o Ron. 
4. Estilo Não é que além de  ser uma excelente jogadora de xadrez, Beth Harmon é um ícone do que diz respeito a estilo. Ela destaca-se quer pelo seu modo de estar, como pela sua roupa. Apesar da sua dependência do álcool e dos medicamentos, ela tem uma postura inigualável. A personagem transmite bastante confiança e assertividade deixando até os seus adversários intimidados. Olho para ela e vejo uma mistura de poder e inteligência, ao ponto de para mim ser uma verdadeira inspiração. Os outfits da personagem são elegantes e sóbrios, combinando as cores com as peças de xadrez.  
5. Personagem Favorita Nesta série, a minha personagem favorita é sem dúvida alguma Beth Harmon. Tal como disse no ponto anterior, muito do que a Beth é inspira-me. Reconheço que o xadrez é algo que nasceu com ela, mas sendo eu uma pessoa muito pouco talentosa, leva-me a procurar o que poderá ser o meu "xadrez".  
"The Queen´s Gambit" foi uma série que gostei muito, estando no topo das minhas favoritas. Desde o xadrez, à moda dos anos 50/60, à fotografia, aos atores, à banda sonora... e poderia continuar a minha lista. Todos os detalhes da série são pensados e a história capta bastante a nossa atenção. Sem dúvida que vale a pena ver!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A minha opinião sobre... "The One"

Título Original:  The One Criador:  Howard Overman  Plataforma:  Netflix Elenco:   Hannah Ware , Dimitri Leonidas , Amir El-Masry , Stephen Campbell More , Albano Jerónimo Género: Drama Data de Estreia: 12 de março de 2021   Número de Episódios:  1 temporada, 8 episódios  Nesta série cada pessoa consegue encontrar o par ideal através de um teste genético. A história gira em volta da empresa concentrando-se também no impacto que o teste tem na vida de alguns casais.  5 pontos sobre "The One"  1. Elenco  Um orgulho perceber que se reconhece talentos do nosso país mundialmente. Na série "The One" podemos ver Albano Jerónimo e Miguel Amorim.  2. Informação Sendo eu uma pessoa ligada às Tecnologias de Informação, o principal motivo que me levou a ver esta série, mesmo antes de descobrir o tema principal, foi saber que os dados das pessoas não estavam a ser respeitados. Violação dos direitos de privacidade é um assunto que está na o...

Óscares 2021 - Nomeados

 Hoje foram anunciados os nomeados aos Óscares 2021.  " Mank ", com 10 nomeações, é o filme com mais nomeações para a 93ª edição do evento que se realiza a 25 de abril de 2021.  Melhor Filme "O Pai"  "Judas and the Black Messiah"  " Mank "  "Uma Miúda Com Potencial"  "Nomadland - Sobreviver na América"  "Sound of Metal"  "Os 7 de Chicago"  Melhor Atriz Viola Davis, " Ma Rainey: A Mãe do Blues "  Andra Day, "Os Estados Unidos vs Billie Holiday"  Vanessa Kirby, "Pieces of a Woman"  Frances McDormand, "Nomadland - Sobreviver na América"  Carey Mulligan, " Uma Miúda com Potencial" Melhor Ator  Chadwick Boseman, " Ma Rainey: A Mãe dos Blues "  Gary Oldman, " Mank " Steven Yeun, "Minari"  Antony Hopkins, "O Pai" Riz Ahmed, "Sound of Metal"  Melhor Atriz Secundária  Maria Bakalova, "Borat Subsequent Film" ...

Missão: Vingança

Título Original: Fatman Realizador: Eshom Nelms & Ian Nelms Produção: Michelle Lang, Nadine DeBarros, Lisa Wolofsky, Todd Courtney, Brandon James, Robert Menzies Elenco: Mel Gibson , Walton Goggis , Marianne Jean-Baptiste , Chance Hurstfield , Michelle Lang Género: Ação, Comédia  Data de Estreia: 07 de janeiro 2021 Duração: 100min O Pai Natal, também conhecido por Chris Cringle, encontra-se à beira da falência e coloca a fábrica de brinquedos a serviço dos militares para salvar o negócio. Chris Cringle vive numa zona isolada do Alasca juntamente com a sua esposa, Ruth. Cada vez há menos crianças boas no mundo, o que levou à redução do subsidio governamental, deixando-o abaixo do seu orçamento atual. O Pai Natal precisa de fugir de um assassino contratado por um menino mimado de 12 anos, Billy Wenan, que ganhou um pedaço de carvão de presente devido ao seu mau comportamento durante o ano.  Billy é um menino rico que mora com a sua avó doente e espera ansiosamente a ate...